21/07/2011 às 15:07 - Atualizado em 18/02/2016 às 21:33

Guia de Recolhimento

Sindilojas Missões

As entidades sindicais atuam no âmbito político-institucional, gerando condições para qualificação e desenvolvimento do setor que representam, com o objetivo de defender um cenário que possibilite o empreendedorismo e a expansão das atividades econômicas.

Representar e defender, perante as autoridades administrativas e judiciárias, os interesses gerais das categorias representadas, bem como efetuar negociações coletivas de trabalho, celebrando acordos e convenções, são algumas ações de representatividade das entidades sindicais.

A contribuição sindical esta prevista nos artigos 578 a 591 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e é devida por todos aqueles que participem de uma determinada categoria econômica ou profissional, em favor do sindicato representativo da mesma categoria ou profissão. O recolhimento deve ser efetuado no dia 31 de janeiro de cada ano. Os recursos obtidos são rateados, pela Caixa Econômica Federal, entre o Sindicato(60%), Federação (15%), Confederação(5%) e a Conta Especial Emprego e Salário –Fundi de Amparo ao Trabalhador FAT(20%), administrada pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

A Guia de Recolhimento da Contribuição Sindical Urbana (GRCSU) pode ser emitida por meio do site da Fecomercio-AL ou diretamente junto ao sindicato patronal.

O recolhimento da Contribuição Sindical é fundamental para a manutenção e o fortalecimento das entidades sindicais, para que estas continuem atuando na defesa dos interesses de suas empresas representadas.

Quando uma entidade sindical obtém conquistas para o setor empresarial, as vantagens obtidas não ficam restritas a um grupo, por força de lei elas são estendidas a todos que fazem parte da mesma categoria econômica, indistintamente.

Sem o recolhimento da Contribuição Sindical as entidades sindicais patronais ficam impossibilitadas de desenvolver ações, o que se refletirá nas empresas, formando-se um círculo vicioso onde todos perdem.

Mais importante do que discutir a obrigatoriedade do recolhimento da Contribuição Sindical, os empresários devem refletir se julgam importante a existência de um sindicato representante que faça o contraponto às ações empreendidas pelo sindicato laboral e aos reflexos de imposições legais que tanto arrocham e prejudicam a permanência e a longevidade das empresas.

Sobre o Sindicato

Sindicato do Comércio Varejista de Penedo

  • Endereço:
    Av. Marechal Floriano Peixoto - Mercado Público Municipal - Salas 8 e 9 - Centro Histórico, Penedo
  • CEP: 57200-000
  • Processo: 360
  • Telefone(s):(82) 3551-2610
    Fax:(82) 3551-2610
  • Email contato: sindilojas-penedo@fecomercio-al.com.br
  • Presidente:
    ANA LUÍZA ARAÚJO FREIRE SOARES